sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Apresentação do Método Pilates




O método foi criado pelo alemão Joseph H. Pilates a mais de noventa anos com a finalidade de suprir sua própria debilidade física e enfermidade (asma e raquitismo).
Seguindo alguns conceitos orientais de atividades físicas como o Yoga e o Tai Chi Chuan, Pilates desenvolveu um sistema eficaz de exercícios de alongamento e fortalecimento que reforçam e tonificam a musculatura, melhoram a postura, aprimoram o equilíbrio mental e corporal criando uma figura mais harmoniosa e saudável.
Inicialmente chamou o seu sistema de “contrologia” ou “a arte do controle” onde apenas com exercícios realizados em colchonetes e seguindo os princípios básicos do método, podemos praticar uma atividade física completa, na qual, o corpo em sintonia com a mente alcança os objetivos individuais e as exigências do cotidiano, como: aliviar o estress, minimizar os desequilíbrios musculares, melhorar a postura no trabalho, aliviar as dores corporais, aumentar a disposição e o vigor físico, dentre outros benefícios.
Sem perder suas características terapêuticas, o Método Pilates é uma atividade física sistematizada e sem impacto, que, respeitando seus seis princípios básicos, recupera a mobilidade articular fortalecendo a musculatura debilitada e alongando a musculatura encurtada (tencionada), sendo estas as principais causas de lesões em exercícios convencionais.